Açúcar escondido nos alimentos

Sabia que existem várias substâncias com nomes diferentes que são tipos de açúcar? Todo alimento contém em seu rótulo uma tabela nutricional (constando a quantidade de nutrientes em cada porção) e uma lista com todos os ingredientes presentes. Essa lista é tão importante quanto a tabela nutricional e também deve ser avaliada no momento da compra. Nela está indicado, por ordem decrescente, os principais constituintes do alimento. Ou seja, o que estiver listado primeiro, está presente em maior quantidade.

Em muitos produtos, além de “açúcar”, a lista de ingredientes traz também as palavras: glicose/glucose, glicose/glucose de milho, xarope de milho, xarope de malte, dextrose, maltodextrina, açúcar invertido, melado de cana e sacarose. Todas essas substâncias são açúcares. Por isso não basta apenas olhar a tabela nutricional.

Além disso, é preciso estar atento também àqueles alimentos que não aparentam mas tem açúcar em sua composição, como por exemplo, temperos prontos, catchup, alimentos em conserva, maionese, molho de tomate industrializado, molho shoyo, patê, sopa pronta, iogurtes (principalmente os que possuem sabor artificial).

Deixe uma resposta