Alimentação na Menopausa

Menopausa é definida como a última menstruação fisiológica da mulher geralmente confirmada após doze meses consecutivos sem a ocorrência de um período menstrual.

Normalmente é acompanhada por sintomas como: ondas de calor, suor noturno, irritabilidade, alterações de humor, ansiedade, insônia, cansaço e ganho de peso.
Alterações hormonais importantes são observadas na menopausa, como a redução do estrogênio, que está associada à maior incidência de doença cardiovascular e osteoporose. Além disso, a redução do metabolismo favorece o surgimento da obesidade.
Nesse sentido a prática regular de atividade física associada a uma alimentação adequada é essencial para evitar complicações. Atenção especial deve ser dada ao consumo de alimentos fontes de cálcio, proteínas, frutas, legumes e verduras. Preparações muito calóricas, ricas em gordura saturadas e carboidratos simples, devem ser evitadas. Cereais integrais, ovos e grãos podem ajudar no controle da ansiedade e alterações de humor, por participarem na formação de neurotransmissores.

Fonte:
NAMS – Sociedade Norte-Americana de Menopausa. Guia da Menopausa, 7ª edição. 2012.
JESSE, C. S. Terapia nutricional durante o climatério e menopausa. 2012.

Deixe uma resposta