Parece que dá um “apagão” e se perde a visão do geral e só consegue focar em uma coisa, comer até não aguentar mais.

A compulsão alimentar costuma ser uma das primeiras queixas dos pacientes que me procuram em busca do tratamento para sobrepeso e obesidade. O descontrole na hora de comer é um sintoma comum nas pessoas que enfrentam problemas com o peso. 

⚠ Na compulsão alimentar a pessoa come sem consciência do processo de saciedade, são minutos onde mais nada importa (inclusive o emagrecimento), somente o mergulho naquele prazer. Depois vem o sentimento de culpa. 
⚠ Esses episódios só aumentam a dor, o peso, a baixa autoestima, e esse “buraco” emocional só deixa maior a intensidade da vontade de se afogar no conforto da comida.

  • Você já passou por isso?
  • Sabe o que é querer ter autocontrole e não conseguir?

Tenho percebido que a maioria das pessoas que apresentam a compulsão alimentar nutrem dentro de si padrões elevados de si, autocrítica destrutiva, pensamentos inflexíveis sobre si e a vida, ansiedade elevada e intolerância sobre suas falhas.

💡Mas sabe de uma coisa? Esse sofrimento tem jeito, TEM TRATAMENTO!

💡Mudar é possível, ter uma VIDA mais LEVE e FELIZ é possível!!

Uma forma para mapear o problema e iniciar o tratamento é a automonitoração através do Diário Alimentar.
Em termos práticos, você deve anotar tudo o que come durante pelo menos 1 semana. Assim você já terá uma ideia quais situações e horários come mais, quais alimentos disparam compulsão em você, o que pensa e sente nesses momentos.
A automonitoração é um passo importante para o controle da compulsão alimentar e para compreender melhor sua relação com a comida.
Muitos pacientes já relatam uma melhora significativa após essa tomada de consciência, se automonitorando. O próximo passo é a mudança de comportamento.

Procure um psicólogo experiente em Transtornos Alimentares e Obesidade. Não é fácil, mas é possível! Não ignore as mensagens que sua mente está te enviando dizendo que está na hora de se cuidar.

Conte conosco!

Deixe uma resposta