Nutrição Ortomolecular

O termo ”ortomolecular” significa “equilíbrio das moléculas’’ e na prática da Nutrição Ortomolecular cada paciente é visto de maneira única, visando a individualidade metabólica associada com estilos de vida diferentes.  A terapia ortomolecular tem a finalidade de gerar o equilíbrio do organismo ofertando nas quantidades ideais nutrientes como aminoácidos (proveniente das proteínas), ácidos graxos (gorduras), minerais, vitaminas, enzimas digestivas entre outros.
Esses nutrientes são muito importantes para o bom funcionamento do corpo e sua deficiência pode gerar doenças em curto e em longo prazo. O desequilíbrio nutricional pode ser o responsável pela elevação de peso, dificuldade de ganho de massa muscular, aumento da acne, unhas quebradiças, queda e quebra intensa de cabelo, enxaqueca, sonolência, prisão de ventre, depressão, transtorno bipolar, transtorno de ansiedade, transtorno de déficit de atenção, hiperatividade, dentre outras alterações.
Com foco no equilíbrio das funções do nosso organismo, a nutrição ortomolecular baseia-se no uso de substâncias endógenas e de ocorrência natural, associadas a uma reeducação alimentar, para complementar deficiências em vitaminas, minerais e outras substâncias essenciais no corpo humano. Além disso, visa manter o organismo saudável, minimizando o consumo de produtos industrializados, alimentos alergênicos, glutamato monossódico, bebidas alcoólicas e incentivando o maior consumo de frutas e vegetais, que são fontes naturais de micronutrientes.
Um número crescente de estudos científicos tem confirmado que a suplementação de nutrientes é uma forma de adquirir o equilíbrio nutricional que muitas vezes não conseguimos alcançar apenas na alimentação. Com isso, o tratamento e a prevenção de doenças têm sido muito efetivos com o aumento do consumo de vitaminas C e E, beta-caroteno, vitaminas do complexo B, coenzima Q10, zinco, magnésio, cromo, entre outros. O equilíbrio na ingestão de nutrientes demonstrou contribuir positivamente para a saúde e a longevidade.
Referências:
Jason, M. Orthomolecular medicine: the therapeutic use of dietary supplements for anti-aging. Clinical Interventions in Aging. 2006
Zell, M., Grundmann, O. An orthomolecular approach to the prevention and treatment of psychiatric disorders. Mind Body Med. 2012
Martínez Bradshaw, A . Ortho-molecular nutrition. Revista de Enfermeria. Barcelona, Spain. 2005

Deixe uma resposta