Toda gestante deve ganhar peso durante a gestação?

O ganho de peso durante a gestação ocorre para suprir uma demanda aumentada do organismo devido a formação da placenta, expansão do volume sanguíneo, líquido amniótico, reserva para a produção de leite materno e crescimento e desenvolvimento do bebê que ali se forma.
Sendo assim, até mesmo as mulheres que possuem excesso de peso vão precisar ganhar peso durante a gestação. A diferença é que quanto maior o peso pré gestacional, menor será a necessidade de ganho de peso durante a gestação. Mulheres com baixo peso, por exemplo, precisam ter um ganho total em torno de 12,5kg a 18,0kg. Já as que possuem obesidade, precisarão ganhar apenas em torno de 5,0kg a 7,0Kg no total.
Vale ressaltar que no início da gestação não é indicado que já ocorra elevado ganho de peso, pois a maior necessidade ocorrerá no 2º e 3º trimestres, quando o bebê começará a crescer e se desenvolver cada vez mais e o corpo irá se preparar para o período da lactação.
Desta forma, é indicado que haja acompanhamento nutricional desde o princípio para controlar o ganho de peso e promover nutrição adequada para a mãe e o bebê.

Deixe uma resposta