Vai correr a Maratona de Salvador?

Neste domingo, 23/09, teremos mais uma edição da Maratona de Salvador!

Neste domingo, 23/09, teremos mais uma edição da Maratona de Salvador! E é claro que os nutricionistas do Centro de Nutrição não iam deixar vocês na mão!

Confiram algumas dicas valiosas:

  1. Beba água. A desidratação é um dos maiores inimigos do corredor. Perder 2% do peso corporal de água já traz queda no rendimento, podendo evoluir até para prejuízos à saúde. Reforce a hidratação nesses dias que antecedem a prova e não esqueça de se hidratar regularmente nos postos ao longo do percurso. Uma boa forma de monitorar sua hidratação nesses dias é pela cor da urina: deve ser de cor amarela bem clara, quase transparente.
  2. Coma carboidrato. Este é o nosso principal combustível para a corrida. Vale lembrar que não conseguimos estocar muito, por isso é importante repor ao longo da prova para que o reservatório não esgote. Géis de carboidrato, isotônicos, barras ou balas/jujubas energéticas são bons suplementos, assim como frutas secas, mel, rapadura. Importante ressaltar que precisamos estar com o “tanque cheio” na largada, então aumente o consumo de alimentos ricos em carboidrato nos 2 dias que antecedem a prova. E faça uma boa refeição pré-competição com esses alimentos. Ex.: Massas, pães, raízes e tubérculos, cereais e frutas.
  3. Não esqueça dos eletrólitos. Com o suor, perdemos muitos sais minerais essenciais para o desempenho físico, como sódio, cloro e potássio. Repor é tão importante quanto beber água. As bebidas isotônicas já os incluem na composição, assim como alguns géis. Mas como o clima soteropolitano é muito quente e úmido, pode haver uma perda maior, sendo necessário a reposição com cápsulas de sais minerais.
  4. Leve em consideração todas as dicas anteriores, mas não experimente estratégias nunca usadas nos treinamentos no dia da corrida. Isso é particularmente importante pois precisamos minimizar os riscos de algo dar errado, então o correto é só fazer o que já está habituado/treinado. Isso vale para refeições, suplementos e estratégia de hidratação.
  5. Aproveite a prova, curta o percurso da nossa cidade e coloque em prática todos os meses de treinamento que o trouxeram até aqui!
A equipe do Centro de Nutrição deseja uma boa sorte e uma excelente prova no domingo!

Deixe uma resposta