Entretanto, no Brasil a média de consumo é mais do que o dobro do recomendado. De acordo com dados do IBGE cada brasileiro consume cerca de 4,46g de sódio/dia (11,38 g de sal).
O consumo de sal em excesso é prejudicial em qualquer faixa etária, porém, entre os idosos, o risco de desenvolver hipertensão, problemas renais, AVC, infarto e outros problemas cardíacos é ainda maior.
A população idosa acaba sendo mais susceptível ao consumo excessivo de sal pela diminuição na sensibilidade do paladar. Desta forma, acaba-se utilizando uma quantidade maior de sal para temperar as preparações. Uma forma de evitar isso, é utilizar temperos naturais para dar mais sabor aos alimentos, sem aumentar a quantidade de sal. Alguns exemplos: coentro, salsa, orégano, noz moscada, louro, limão, gengibre, cebolinha, canela, alecrim, cebola e alho. Entretanto, é importante estar atento, pois, alguns destes podem causar irritação no trato gastrointestinal. O ideal é testar a aceitabilidade aos poucos. Além disso, deve-se evitar o consumo de alimentos enlatados, conservas, embutidos e queijos com elevado teor de sódio.