As principais questões sobre o Whey Protein

Entenda sobre o que é whey protein, seus tipos e quando utilizá-lo.

O que é Whey protein? Whey protein é a proteína do soro do leite de vaca e tem ganho notoriedade pelo fato de possuir uma quantidade alta de aminoácidos essências (aqueles que o corpo não produz), em especial a leucina, que favorecem o ganho de massa muscular.

Whey protein: concentrado, isolado ou hidrolisado, qual diferença? Normalmente se chama de concentrado aquele produto que tem 70% a 90% do seu conteúdo de proteína do soro do leite, o restante é constituído de carboidratos e gorduras. O isolado é composto por 99% de proteína do soro do leite, podendo conter algum outro composto para dar sabor e aroma. Já o hidrolisado contém 99% de proteína do soro do leite, porém esta proteína está numa forma “previamente digerida” o que facilita a absorção dos aminoácidos para a corrente sanguínea.

Whey: concentrado, isolado ou hidrolisado: qual melhor custo x benefício? O concentrado traz o melhor custo benefício. Ele terá um pouco de carboidrato e gordura mas sua porção ainda terá aproximadamente as 20g de proteínas necessárias ao processo de hipertrofia muscular e você pagará 40% a 50% a menos que no isolado ou hidrolisado.

Whey protein isolado, quando utilizar? Esse tipo é mais indicado para os intolerantes a lactose devido ao seu teor insignificante desse carboidrato, mas nem todos os intolerantes precisam de um isolado, pois toleram bem a pequena quantidade de lactose do concentrado.

Whey protein hidrolisado, quando utilizar? Apenas se houver alguma dificuldade na digestão de proteínas. Pessoas idosas ou com alergia a proteína do leite de vaca são as que mais podem se beneficiar ao utilizar o whey hidrolisado.

O whey hidrolisado é mais rapidamente absorvido e por isso é melhor para o processo de hipertrofia? Ainda que o whey hidrolisado seja mais fácil de absorver, e consequentemente mais rápido, nesse caso uma maior velocidade não significa maior eficiência. Além disso, a hipertrofia é um processo contínuo que dura várias horas, dias e semanas. Ofertar uma quantidade adequada de aminoácidos no pós treino e não comer proteínas no restante do dia pode fazer com que o ganho do primeiro momento seja perdido. Dar muita atenção apenas a alimentação do pós treino e esquecer o que se come no resto do dia, pode prejudicar muito o resultado final.

One thought

  • Avatar

    Ótima explicação. Eu sou intolerante à lactose e tinha receio de usar o Whey concentrado, mas pela explicação acredito que posso com moderação.

Deixe uma resposta