Você sabe o que é a sarcopenia?

Algumas projeções indicam que, em 2050, o número de idosos atingirá 2 bilhões, aproximadamente 32% da população do mundo.
Com o envelhecimento surgem algumas síndromes geriátricas, como a sarcopenia, uma síndrome caracterizada pela perda progressiva e generalizada de massa muscular e força, em consequência do envelhecimento. O surgimento e a progressão desta síndrome envolvem vários mecanismos, como a síntese de proteínas, proteólise, caquexia, perda da integridade neuromuscular, sedentarismo, falência de órgãos (coração, pulmão, fígado, rim, cérebro), doença inflamatória, neoplasia ou doença endócrina, inadequada ingestão calórica e/ou proteica, má absorção de nutrientes, distúrbios gastrointestinais e uso de medicamentos que causam perda de apetite.
O estado nutricional tem uma importante influência na saúde do indivíduo idoso seja pela inadequa¬ção, por aportes deficitários de calorias e nutrientes (causando a desnutrição proteico-calórica e deficiência de vitaminas e minerais),  pelo excesso calórico (provocando obesidade) ou pela utilização excessiva de substâncias como o álcool.
As mudanças fisiológicas, como diminuição do metabolismo basal, alterações no funcionamento digestivo, redistribuição da massa corporal, alterações na percepção sensorial e diminuição da sensibilidade à sede também interferem no estado nutricional dos idosos, tornando esse grupo mais suscetível à desnutrição e deficiências específicas de nutrientes
Alguns estudos sustentam a hipótese de que a massa muscular está fortemente associada ao estado nutricional e à atividade física em lares de idosos. Logo, algumas estratégias nutricionais podem atuar na prevenção e até tratamento da sarcopenia, auxiliando nessa perda de massa muscular.
Sendo assim, uma ingestão adequada de macro e micronutrientes deve ser considerada como requisito essencial para o sucesso terapêutico nos idosos, tanto para a prevenção quanto no tratamento da sarcopenia.
Referências:
Sarcopenia e estado nutricional de idosos: uma revisão da literatura. Freitas.A.F,Prado.M.A,Cação.J.C, et al.Arq. Ciênc. Saúde. 2015 jan-mar 22(1) 09-13
Landi F , Liperoti R , Fusco D , Mastropaolo S , Quattrociocchi D , Proia Um , Russo Um , BERNABEI R , Onder L . Prevalence and risk factors of sarcopenia among nursing home older residentes. J Gerontol A Biol Sci Med Sci. 2012 Jan.

Deixe uma resposta